Associação pretende qualificar o mercado e promover um amplo
esclarecimento dos gamers no país em favor da aquisição de jogos
originais.
A ACIGAMES, Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games está
lançando a campanha “Eu Tô Legal”, a favor da legalização do comércio
de games e contra a pirataria no País. Nacional, a nova campanha irá
destacar comerciantes e lojistas do varejo de games que trabalham na
legalidade, com jogos e equipamentos originais, e, ao mesmo tempo,
promover um amplo esclarecimento à sociedade sobre os benefícios e o
ciclo virtuoso realizado por meio da aquisição destes produtos em
detrimento do consumo de jogos piratas e /ou adquiridos no mercado
cinza.
“A pirataria tem sido o grande entrave para o mercado de games
nacional”, comenta Moacyr Alves Jr., presidente da ACIGAMES. “Enquanto
não conseguirmos mobilizar o gamer para compreender que, adquirindo
pirataria, ele está lesando não apenas a indústria e o comercio
nacionais mas também a si próprio, este quadro não vai mudar”.
Por meio da campanha “Eu Tô Legal”, varejistas em situação irregular
receberão orientação para adequarem seu negócio às normas legais,
lojistas legalizados receberão facilidades para se associarem à
instituição e lojistas associados passarão por um processo de análise
para receberem o “Selo de Qualidade ACIGAMES”. “O selo atesta a
qualificação e compromisso do empreendimento com o mercado formal e a
confiança da ACIGAMES na conduta moral do lojista, que busca assegurar
os produtos de sua loja ao consumidor.”, observa Moacyr Alves.
O comércio ilegal de jogos digitais no Brasil tem sido notícia no
mundo inteiro há vários anos, embora tenha mostrado leve tendência de
queda em meados deste ano, juntamente com os softwares em geral, segundo
o IDC Global Software Piracy Study, realizado pela IDC e divulgado pela
BSA – Business Software Alliance
(http://portal.bsa.org/globalpiracy2009/studies/globalpiracystudy2009_pt-BR.pdf).
A ACIGAMES estima que esta queda possa estar relacionada ao equilíbrio
financeiro dos últimos anos no país e à iniciativa pelo consumo de jogos
legítimos, fomentada pelo protesto popular “Jogo Justo” e pelas
iniciativas de empresas do setor. De acordo com o Advogado Tributarista e
Conselheiro Jurídico da associação, Marcos Chien, “o Brasil tem
potencial para se tornar um dos 10 maiores mercados do mundo”. O mercado
de games nacional cresceu aproximadamente 15% em 2010 e, de acordo com
projeções da Pricewaterhouse Coopers LLP e Wilkofsky Gruen Associates,
poderá movimentar até R$ 613 milhões, neste ano.
A campanha “Eu tô legal” será oficialmente lançada no dia 28 de
janeiro de 2012, durante o 1º Fórum Nacional do Comércio de Games do
Brasil, e começará com a avaliação dos associados para recebimento do
Selo de Qualidade.
Mais informações sobre a campanha, inclusive como colaborar, estarão
disponíveis em breve no site da ACIGAMES: www.acigames.com.br
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